Surpresa: finais de Masters 1000 à melhor de cinco sets podem voltar

Surpresa: finais de Masters 1000 à melhor de cinco sets podem voltar

Por José Morgado - novembro 15, 2024
Masters Monte Carlo
Divulgação/Rolex Monte-Carlo Masters

Durante décadas e até 2007, todas as finais dos torneios Masters 1000 — e a das ATP Finals — eram jogadas à melhor de cinco sets. Essa tendência tem sido revertida mas Andrea Gaudenzi, presidente do ATP Tour, está disposto a discutir o seu regresso. A revelação foi feita pelo jornalista italiano Lorenzo Ercoli, que entrevistou o homem forte do ténis masculino.

“Eu conversei sobre isso com Federer na Laver Cup. Os melhores encontros da história do nosso desporto foram jogados à melhor de cinco sets. Existe a possibilidade de voltar a ter encontros à melhor de cinco sets em finais de Masters 1000? Sim, seria uma decisão nossa. Não imediatamente, mas não podemos ter um desporto em que, em 30 anos, ninguém se lembra das partidas mais importantes. O ténis tem um bilião de espectadores, mas só monetiza 1,3%. A demanda existe, mas falta capacidade de vendas para melhorá-la”, confessou o dirigente.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com