This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Super-esquerda de Federer é o orgulho do pai Robert: «Bate a esquerda, porra!»
Se há ensinamento que Roger Federer se tem esforçado por nos passar é que nunca se é demasiado velho para nada. Seja para recuperar de uma cirurgia em grande estilo, vencer Grand Slams e, porque não, começar a ouvir os conselhos do pai. Ultrapassados os dois primeiros desafios com sucesso nos últimos meses, o suíço de 35 anos decidiu empenhar-se no terceiro.
No seu embate com Rafael Nadal, nos oitavos-de-final de Indian Wells, Federer tirou do bolso algumas esquerdas absolutamente demolidoras, pela potência e precisão, que deixaram o maiorquino colado ao chão e os espetadores de queixo caído. E, quando muitos falavam nas boas influências de Ivan Ljubicic, o helvético chama para a conversa o pai Robert.
“A primeira coisa que me disse depois do encontro foi, ‘ótimo encontro, excelentes esquerdas'”, contou Federer ao Tennis Channel. “Ele foi, basicamente, a primeira pessoa a dizer-me, ‘bate a esquerda, porra. Não recues nem faças slice a toda a hora'”. Filhos obedientes fazem pais felizes, e Robert Federer não tem com o que se queixar.
Nem os seus treinadores. “Acho que todos os treinadores me foram dizendo ao longo da carreira para ser mais agressivo com a minha esquerda. Talvez, no fundo, eu não acreditasse que podia fazer isso nos momentos importantes, mas acho que isso está a mudar, o que me deixa satisfeito”.
A nova raquete, com uma cabeça maior, é, para Federer, uma das grandes responsáveis por esta revigorada esquerda, mas não a única. “A bola tem de ser apanhada na subida, e, para isso, é preciso um bom trabalho de pés, porque só assim se consegue apanhar a bola no topo. Este ano, sinto-me muito confortável com esta raquete, e acho que ganhei confiança na minha esquerda”.
Federer regressa ao court esta sexta-feira, para mais um duelo que se adivinha intenso diante de Nick Kyrgios. O encontro relativos aos quartos-de-final acontece às 19 horas portuguesas, 16h no Brasil (Brasília).
- Categorias:
- Não categorizado