Sousa perde dura batalha com Fognini e sai de cena em Miami
Chegou ao fim a prestação de João Sousa no torneio ATP Masters 1000 de Miami, nos Estados Unidos. O número um português e 35.º do ranking mundial não resistiu esta sexta-feira à noite a uma dura batalha e foi eliminado na segunda ronda da prova, na qual defendia o estatuto de 30.º cabeça de série.
Isento da primeira eliminatória, Sousa foi afastado pelo italiano Fabio Fognini, 40.º da hierarquia ATP, pelos parciais de 6-7(8), 6-2 e 3-6, ao cabo de 2h23, não conseguindo igualar as prestações alcançadas em Miami tanto em 2014 como em 2016 (terceira ronda).
Num encontro pautado pelo equilíbrio, Sousa não entrou da melhor maneira no compromisso, começando a perder por 0-4 e 2-5. No entanto, reagiu muito bem e subiu o nível, especialmente da sua direita, somando uma série de quatro jogos consecutivos até ao 6-5. No tiebreak, ainda dispôs de três set points, mas acabou por ficar em desvantagem.
Na segunda partida, foi Fognini a descer o nível. Sousa manteve a toada consistente e agressiva, ao passo que o transalpino somou demasiados erros diretos. Já no terceiro e decisivo set, o vimaranense entrou a perder por 0-2, mas voltou a mostrar, de novo, a garra que o caracteriza para lutar até ao fim. No entanto, cedeu na ponta final, apesar de ainda ter salvo dois match points.
Com esta derrota, João Sousa permanece em Miami para disputar a variante de pares. O pupilo de Frederico Marques junta-se a Paolo Lorenzi para medir forças ainda esta sexta-feira, na estreia, com o russo Andrey Rublev e o sueco Mikael Ymer, convidados da organização.
Em singulares, Sousa deverá voltar a competir individualmente só em Portugal, onde vai lutar pelas cores portuguesas na Taça Davis entre 7 e 9 de abril. No CIF, em Lisboa, a seleção portuguesa encara a Ucrânia na segunda ronda do Grupo I da zona euro-africana. Quanto ao ranking ATP, Sousa deverá descer esta segunda-feira à 37.ª posição.