This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sousa dá a volta rumo à final
João Sousa está na final de Umag! O melhor tenista português de todos os tempos derrotou este sábado o amigo Roberto Bautista-Agut para alcançar a final do Konzum Croatia Open Umag, torneio da categoria ATP 250 disputado na terra batida dessa cidade dos Balcãs.
O encontro parecia estar a começar da melhor maneira para o português, com João a dispor de três break-points no início da primeira partida. Esse jogo inaugural pode, de facto, resumir a sua prestação nesse set; o tenista vimaranense não converteu nenhum deles e viria a desperdiçar mais cinco(!) durante o parcial. E como quem não marca, sofre, Bautista Agut, à segunda oportunidade (a primeira havia sido o ponto anterior), converte o segundo ponto de quebra de serviço para se adiantar a 6-4 ao cabo de quase uma hora de jogo.
O número um nacional podia ter acusado a perda do primeiro set, mas João voltou a mostrar porque razão é apelidado de guerreiro: mais seguro no segundo parcial, o tenista radicado em Barcelona conseguiu (finalmente) quebrar o serviço do espanhol, no quinto jogo e ao décimo break-point, e fez o duplo break em branco logo a seguir, alcançando rapidamente uma vantagem de 5-2. A servir para igualar a contenda, e naquele que foi provavelmente o jogo mais emocionante do encontro, os dois tenistas “invertem os papéis” e o atual 22º tenista mundial desperdiça cinco oportunidades para recuperar uma das quebras antes de Sousa, ao terceiro set-point, fazer o 6-2 e levar o encontro a uma terceira partida.
Na “negra”, parecia que a história se estava a repetir: o nosso tenista volta a desperdiçar um triplo ponto de break logo no jogo inaugural, e tem de novo outros três no sétimo jogo do parcial. É aí que a história mudou: o único tenista luso na lista de vencedores de torneios ATP de singulares conseguiu adiantar-se a 4-3 e, apesar de ainda ter desperdiçado os primeiros dois match-points, um lob perfeito em resposta a um amortie de Bautista Agut dá a João Sousa a sua segunda final da temporada (depois de Genebra) e quinta da carreira.
João enfrenta agora o vencedor do embate entre Gäel Monfils e Dominic Thiem em busca do seu segundo troféu de campeão da carreira. O vimaranense já assegurou uma subida de nove posições, para o 42º posto, nos Emirates ATP Rankings.
- Categorias:
- Não categorizado