Sonho de Kerber esbarra (com estrondo) em Pliskova
A festa estava montada, o champanhe no frigorífico e o WTA até já tinha preparado a habitual cerimónia para dar as boas-vindas à nova número um mundial, mas… tudo foi arrumado na gaveta, pelo menos para já. No dia da sua carreira (até ao momento) em que teve mais fãs – os seus e os de Serena Williams – Karolina Pliskova, de 24 anos, mostrou-se à altura do acontecimento e estragou por completo um dia que se pensava poder vir a ser de sonho para a alemã Angelique Kerber.
A checa arrasou a campeã do Australian Open, vice-campeã olímpica e de Wimbledon, por 6-3 e 6-1, em apenas 62 minutos, para conquistar em Cincinnati o título mais importante da sua carreira e garantir que Serena Williams continua no lugar que tem sido seu durante os últimos quase três anos.
Num encontro sem grande história, Pliskova mostrou-se desde cedo mais fresca, esclarecida e agressiva, dominando por completo um Kerber que não só sentiu naturalmente o momento importante, como se apresentou muito longe dos seus níveis físicos habituais, que a impossibilitaram de impor o seu jogo naturalmente mais contra-atacante, que costuma causar muitos dissabores a Pliskova.
A checa, que disparou 7 ases num dos dias em que serviu menos bem durante toda a semana, viu a sua adversária dar uma ajuda preciosa, com 32 erros não forçados, um número pouco usual na alemã e que acabou por ser determinante num resultado tão desnivelado.
Este é o sexto título da carreira de Karolina Pliskova, primeiro em 2016 e o mais importante de todos, já que todos os cinco anteriores haviam sido eventos WTA International, categoria mais baixa do circuito. Kerber, para além da liderança do ranking, falhou também o terceiro troféu de 2016, depois do Australian Open e de Estugarda, naquela que foi a sua segunda final importante perdida em oito dias, após a derrota no Rio de Janeiro para Monica Puig.
“Thank you all the @CincyTennis fans for the support this week!” –@KaPliskova#CincyTennishttps:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//t.co/IA3kXRg3wu
— WTA (@WTA) 21 de agosto de 2016