Só dois tenistas atingiram final de um Grand Slam com mais sets perdidos do que Medvedev

Só dois tenistas atingiram final de um Grand Slam com mais sets perdidos do que Medvedev

Por Pedro Gonçalo Pinto - janeiro 26, 2024

A caminhada de Daniil Medvedev ate à final do Australian Open 2024 foi longe de simples ou pacífica. O número três do ranking ATP teve de sair de uma desvantagem de dois sets a zero por duas vezes, foi levado a cinco parciais numa outra ocasião, perdeu um parcial por duas vezes e só numa ronda avançou sem qualquer set perdido.

No total, Medvedev deixou oito parciais pelo caminho, um dos totais mais altos de sempre de um tenista que acabou por atingir a final de um torneio do Grand Slam. Mais do que o russo só mesmo Steve Denton (9 no Australian Open de 1981) e Marat Safin (9 no Australian Open de 2004), sendo que ambos perderam.

Igualmente com oito, Harold Solomon (em Roland Garros 1976) perdeu, ao passo que o único exemplo que dá inspiração a Medvedev é o do brasileiro Gustavo Kuerten, campeão em Roland Garros em 1997, com os referidos oito set perdidos até chegar à final.

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt