Sinner inédito no século XXI: primeiro campeão de Grand Slam que não jogou Majors no juvenil

Sinner inédito no século XXI: primeiro campeão de Grand Slam que não jogou Majors no juvenil

Por José Morgado - janeiro 29, 2024
sinner-ausss

Jannik Sinner, de 22 anos, conquistou neste domingo o seu primeiro título de Grand Slam no Australian Open e entre muitas estatísticas interessantes tem uma que se destaca. O italiano é o primeiro jogador do século XXI a ter chegado a este status de vencedor de Major sem ter sido um tenista que chegou ao topo no juvenil — por falta de aposta –, nem chegou a disputar um Grand Slam nesse escalão.

No século passado, era mais comum os jogadores não competirem no juvenil, mas nos últimos 30 anos essa tendência mudou por completo e todos os grandes campeões foram também bons jogadores de sub-18. Neste século, só três jogadoras chegaram a vencedoras de Majors sem passar pelo juvenil: as irmãs Williams e Naomi Osaka.

Leia também:

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt