Sharapova: "Só existe igualdade econômica entre homens e mulheres em 20% do circuito"

Sharapova: “Só existe igualdade econômica entre homens e mulheres em 20% do circuito”

Por José Morgado - setembro 3, 2023

Maria Sharapova, uma das jogadoras que mais dinheiro ganhou na história do tênis feminino – dentro e, especialmente, fora de quadra – foi convidada a comentar a celebração dos 50 anos da igualdade de premiações entre homens e mulheres no US Open, o primeiro evento esportivo do mundo a tratar homens e mulheres igualmente.

“Sim, 15-20 por cento do circuito paga igualmente a homens e mulheres. Mas e o resto dos 80%? Não está nem perto de ser igual. Infelizmente, os torneios menores do circuito feminino não possuem os mesmos contratos em termos de televisão e direitos de imagem, e por isso não conseguem pagar igualmente. Portanto, esse tema da igualdade nem sempre é discutido com muito rigor”, lembrou a russa de 36 anos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com