Sem Thiago Wild e com João Fonseca: Brasil é convocado para fase de grupos do Davis Cup Finals
Nesta segunda-feira (15) foi divulgada a lista dos tenistas convocados para representar o Brasil na fase de grupos do Davis Cup Finals. Jaime Oncins, capitão da equipe, convocou Thiago Monteiro, Felipe Meligeni, Gustavo Heide, João Fonseca e Rafael Matos para a disputa que vai ser realizada entre 10 e 15 de setembro na Unipol Arena, localizada em Bolonha, na Itália.
O Brasil está no Grupo A junto com a Itália, anfitriã e atual campeã, além da Bélgica e Holanda. Caso consiga ficar entre as duas primeiras posições, a seleção nacional avança para a fase final – que acontece entre 19 e 24 de novembro em Málaga, na Espanha.
Foram estes jogadores que estiveram presentes quando o time brasileiro venceu a Suécia por 3 a 1 nos qualifiers na temporada passada e garantiu a vaga inédita na fase final da competição desde o novo formato que está em vigor desde 2019.
Oncins deixou bem clara a sua escolha: “Como tive que fazer a convocação dois meses antes dos jogos, optei por manter o mesmo time que buscou a vitória num momento difícil do confronto. Tenho muita confiança nesses jogadores e todos vêm passando por bom momento”. Essa foi a escolha inicial do capitão que tem até 10 dias antes da competição caso queira mudar a lista.
O formato funciona da seguinte forma: todos as equipes do mesmo grupo se enfrentam em que teremos duas partidas de simples e uma de duplas sendo que vence o duelo a equipe que alcançar duas vitórias primeiro.