This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Seleção Nacional feminina defende título europeu de padel no Estoril
Portugal prepara-se para receber pela segunda vez, o European Padel Championships, e para defender o título europeu conquistado há dois anos pela Seleção Nacional feminina. A XI edição do evento sob a chancela da Federação Internacional de Padel e Federação Portuguesa de Padel, organizado pela Smash Padel, vai decorrer no Clube de Ténis do Estoril, entre os dias 13 e 18 de novembro.
Depois de Portugal ter sido o anfitrião desta mesma prova, em 2009, exatamente no histórico clube de Cascais, onde a seleção masculina alcançou então o terceiro lugar no pódio, a Federação Portuguesa de Padel voltou a candidatar-se e a merecer a confiança do organismo que tutela a modalidade internacionalmente. Tal como já havia sucedido, em novembro de 2016, aquando da receção e organização do World Padel Championships, na Quinta da Marinha Rackets Pro.
“São claros sinais do reconhecimento internacional de parte do trabalho desenvolvido pela Federação Portuguesa de Padel em prol da modalidade, tanto a nível interno como a nível mundial. Ao longo dos últimos anos, sobretudo nos últimos quatro anos, temos registado um crescimento médio anual de 87 por cento, sem paralelo no universo desportivo, apostando num longo e sólido trabalho de bases, com apoio a jovens valores, investimento no desenvolvimento dos nossos jogadores no circuito nacional e internacional – sendo que atualmente temos três homens e três senhoras no top-100 do ranking mundial – e temos tentado captar a organização de grandes eventos do padel mundial, como forma de promover o nosso país, clubes e toda a dinâmica que envolve a modalidade”, afirma Ricardo da Silva Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Padel, perspetivando “um grande evento, com grandes jogadores do padel mundial, e uma competição feroz pelo título europeu” em Cascais. “É preciso não esquecer que a nossa Seleção feminina é a atual detentora do título e a equipa masculina reúne todas as condições para conquistar um lugar no pódio”, acrescenta o dirigente, destacando ainda o favoritismo de Espanha, atual vice-campeã mundial.
A XI edição do European Padel Championships vai contar com a participação de 15 seleções masculinas e 12 femininas na competição por Nações, decorrendo paralelamente a prova por duplas. A Seleção Nacional feminina irá defender, em casa, o estatuto de campeã da Europa, conquistado há dois anos na Holanda, onde França arrebatou o título na variante masculina.
No total, durante os seis dias do Europeu, vão estar em jogo 216 jogadores no novo complexo de padel do Clube de Ténis do Estoril, composto por oito courts, um dos quais – court central – montado provisoriamente no recinto dos courts cobertos de ténis.