Schwartzman volta a criticar a ATP: "Os latinos têm sempre que mostrar quem são"

Schwartzman volta a criticar a ATP: “Os latinos têm sempre que mostrar quem são”

Por José Morgado - maio 17, 2024
Schwartzman
Foto: Bruno Alencastro/Bola Amarela

O argentino e ex-top 10 da ATP Diego Schwartzman utilizou as redes sociais nesta quinta-feira para voltar a criticar as mudanças estabelecidas pela ATP no calendário profissional, que a partir de 2025 reduz a gira sul-americana.

“Dois chilenos [Nicolas Jarry e Alejandro Tabilo] nas semifinais em Roma. Seis latinos entre os 30 melhores do mundo e ano que vem a ATP vai tirar um torneio da América do Sul. E decidiu, ainda, não dar um ATP 500 a Buenos Aires”, disparou.

O torneio extinto é o ATP 250 de Córdoba, na Argentina, cuja licença completará a de Doha, que se tornará um ATP 500. Buenos Aires, por sua vez, tenta desde 2015 se tornar de nível 500 tal como o Rio Open, mas sempre é barrado pela ATP. “Seguramente, nós latinos temos que continuar mostrando ao Mundo, em quadra, quem somos”, finalizou.

Sebastian Baez, Francisco Cerundolo, Tomas Etcheverry e Mariano Navone e Jarry e Tabilo serão os sul-americanos no top 30 mundial depois de Roma. Na atualização da próxima segunda-feira, o circuito da ATP terá ainda 11 tenistas sul-americanos entre os 100 melhores do mundo, sendo sete argentinos, dois chilenos e dois brasileiros, Thiago Wild e Thiago Monteiro.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt