This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Sabe quando foi a última vez que Portugal deu a volta na Taça Davis a um domingo?
Com seis das últimas sete eliminatórias de Portugal na Taça Davis decididas favoravelmente à equipa nacional depois dos dois primeiros dias, é preciso recuar alguns anos para saber quando foi a última vez que a nossa seleção entrou em court no domingo com o resultado desfavorável mas ainda a tempo de dar a volta. E tudo aconteceu há mais de uma década, em pleno Estádio Nacional do Jamor, na luta por um lugar na última ronda do Grupo I da zona euro-africana.
É isso mesmo. Portugal fazia-se representar com Rui Machado – número um nacional e 265.º melhor jogador do mundo -, Fred Gil, Leonardo Tavares e Diogo Rocha, atual número um nacional de padel, em pleno Estádio Nacional para, entre os dias 15 e 17 de julho de 2005, medir forças com a Argélia por um lugar na terceira e última ronda do Grupo II da zona euro-africana. Pedro Cordeiro era o capitão.
A equipa adversária jogava com Abdelhak Hameurlaine, Slimane Saoudi, Rachid Baba-Aissa e Lamine Ouahab, com Samir Amier no banco a desempenhar a função de capitão.
O decorrer da eliminatória foi, no entanto, ainda mais dramático. Tanto Rui Machado como Fred Gil perderam os encontros na sexta-feira, incluíndo um confronto a envolver o algarvio que descambou na quinta partida. A partir daí, só deu Portugal.
Leonardo Tavares (que esteve este sábado a apoiar a equipa no Jamor) e Fred Gil recuperaram da desvantagem de um set para vencer o par, e no domingo decisivo foram os heróis do costume a brilhar. Fred Gil, na altura número dois nacional na 387.ª posição do ranking, fechou a eliminatória com chave de ouro, tendo uma vez mais de correr atrás do marcador quando perdia por dois sets a um.
Amanhã, se o alinhamento se mantiver como definido no sorteio, João Sousa será o primeiro a entrar em court, seguido por Pedro Sousa. Caso o vimaranense saia vitorioso, esta será a primeira vez que o jogador lisboeta tem uma eliminatória nas suas mãos, a mais importante da história de Portugal até ao momento.
- Categorias:
- Não categorizado