Sabalenka enterra fantasmas em Nova Iorque e é a nova rainha do US Open

Sabalenka enterra fantasmas em Nova Iorque e é a nova rainha do US Open

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 7, 2024

Houve momentos em que parecia que os fantasmas de Nova Iorque podiam voltar a atormentar Aryna Sabalenka. Mas a tenista de Belarus rugiu mais alto do que todos os medos e enterrou todos os receios para culminar uma quinzena inesquecível se tornando a nova rainha do US Open. Agora falamos da dona de três títulos do Grand Slam, todos conquistados entre os últimos oito que foram disputados, sendo que os outros dois foram celebrados no Australian Open.

Numa final de grande nível, Sabalenka resistiu a Jessica Pegula (6ª), com as parciais 7-5 e 7-5, em quase duas horas. Com estilos diferentes, houve de tudo um pouco, com a número 2 do mundo mostrando nervos de aço para saber resistir quando tudo podia complicar.

Foi assim no primeiro set, quando viu o 5-2 se transformar em 5-5 com break point contra. Saiu desse momento difícil e fechou com 7-5. Já no segundo set, parecia voando para um arraso, ao liderar por 3-0 e com um break point na mão, mas Pegula disparou para cinco games consecutivos e o terceiro set parecia inevitável. Mas Sabalenka ligou o turbo, cresceu e enterrou os fantasmas de vez para brilhar no glamour de Nova Iorque.

Sabalenka relança completamente a luta pela liderança do ranking da WTA — na corrida passa a figurar a pouco mais de 400 pontos de Iga Swiatek –, enquanto reafirma o seu poder depois de uma lesão que roubou a sua participação em Wimbledon. Quanto a Pegula, vê um verão inesquecível chegar ao fim com o título em Toronto e os ‘vices’ em Cincinnati e Flushing Meadows, retornando ao top 3 mundial.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt