Ruud garantiu a segunda final Major da temporada e da carreira ao bater Karen Khachanov (31.º), com os parciais 7-6(5), 6-2, 5-7 e 6-2, fechando em grande estilo diante do russo. O número sete do Mundo afasta Nadal de voltar a ser líder do ranking ATP, ao passo que fica à espera do desfecho do duelo entre Alcaraz e Frances Tiafoe. Se o espanhol perder, então o norueguês vai disputar a final sabendo que de lá vai sair como número um aconteça o que acontecer. Se Carlitos vencer… então a final decide quem será o novo líder do ranking.
Casper Ruud disparou uns impressionantes 52 winners para 33 erros não forçados, desmontando o ténis de Khachanov. O russo aproveitou um mau jogo do norueguês para fechar o terceiro set e tentar alimentar alguma esperança de recuperação, mas o norueguês reagiu de forma autoritária para repetir o que fez em Roland Garros, onde perdeu com Nadal na final.
Agora garante que vai sair de Nova Iorque numa das duas primeiras posições do ranking ATP e prova que quem olhou para ele de lado nas tais contas de início do torneio… estava redondamente enganado.
O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos.
Email: pedropinto@bolamarela.pt