Rune vira o que parecia perdido e bate Ruud pela primeira vez rumo à final em Roma

Rune vira o que parecia perdido e bate Ruud pela primeira vez rumo à final em Roma

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 20, 2023

Quando Casper Ruud liderava por 7-6 e tinha uma quebra de vantagem no segundo set, as contas pareciam estar quase resolvidas quanto ao primeiro finalista do Masters 1000 de Roma. Mas Holger Rune pediu um tempo médico e, depois disso, o jogo mudou totalmente. O duelo deste sábado (20) terminou com vitória do jovem dinamarquês de 20 anos, que vai à final de um torneio desta categoria pela terceira vez na carreira. Esta foi a primeira vitória do dinamarquês em cinco confrontos contra o norueguês.

Rune celebrou o triunfo com parciais de 6-7(2), 6-4 e 6-2, após 2h42, mostrando capacidade de luta e de adaptação para resolver um quebra-cabeças. Ruud estava dominante no serviço, sem qualquer break point enfrentado por boa parte da partida. No entanto, com 30-15 e sacando com 4-3 de vantagem, Ruud disparou uma dupla falta, um erro de direita, um erro de esquerda e tudo mudou.

Desde o momento em que perdia por 7-6 e 4-2, Rune venceu dez dos 12 games seguintes, isto depois de Ruud ter mostrado algum do seu melhor tênis em 2023. O número 7 do ranking da ATP prepara-se agora para a terceira final Masters 1000 da carreira, segunda neste ano depois de perder em Monte Carlo (ele venceu a outra, em Paris 2022).

Com a campanha, Rune garante ainda a ascensão para o sexto lugar do ranking da ATP, novo recorde pessoal. Caso vença o título, que irá disputar com Stefanos Tsitsipas ou Daniil Medvedev, se aproxima do top 5.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt