Rune leva enorme susto, mas sobrevive e reencontra Ruud nas quartas de Roland Garros

Rune leva enorme susto, mas sobrevive e reencontra Ruud nas quartas de Roland Garros

Por Pedro Gonçalo Pinto - junho 5, 2023

De cortar a respiração! Holger Rune levou um tremendo susto, mas aguentou no match tie-break do quinto set e carimbou o retorno às quartas de final de Roland Garros, onde irá reencontrar precisamente o homem que o derrotou nesta fase da edição do ano passado: o norueguês Casper Ruud.

Mas o número 6 do mundo teve de lutar e sofrer muito para se desfazer de Francisco Cerundolo (23.º), que procurava a primeira quartas de final da carreira num Grand Slam. Rune resistiu com as parciais 7-6(3), 3-6, 6-4, 1-6 e 7-6(7), por quase quatro horas, numa batalha extenuante que teve muitas voltas a reviravoltas. A tensão fez-se sentir no elevado número de erros não forçados cometidos por cada um (73 de Rune e 53 de Cerundolo), mas a emoção esteve toda lá.

Basta olhar para a história do quinto set. Liderando por 4-3, Cerundolo teve uma oportunidade de ouro para fugir com o jogo, ao chegar a 0-40 no serviço de um muito desgastado Rune. No entanto, o argentino não teve capacidade de aproveitar — falhou uma direita bem ao seu jeito a 30-40 — e foi quebrado no game seguinte. Mas depois foi a vez do dinamarquês tremer e sofrer nova quebra, com a decisão sendo definida no match tie-break. Aí, Cerundolo liderou por 5-3 e 6-5, ainda com minibreak, mas Rune seguiu firme no jogo e o sul-americano tremeu.

Rune garantiu a sobrevivência e mantém o sonho bem vivo em Roland Garros, preparando-se agora para o sexto jogo da carreira com Ruud. Perdeu os quatro primeiros e venceu recentemente na semifinal do Masters 1000 de Roma. E agora?

Leia também:

 

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt