Rublev resiste a Shapovalov em maratona louca e memorável a caminho dos 'oitavos'

Rublev resiste a Shapovalov em maratona louca e memorável a caminho dos ‘oitavos’

Por Pedro Gonçalo Pinto - setembro 3, 2022

Várias vezes parece que falta ‘um bocadinho assim’ a Andrey Rublev para sair por cima das mais duras batalhas. A verdade é que o russo descobriu esse ‘bocadinho’ contra Denis Shapovalov para resistir a uma louca e memorável maratona de mais de pouco mais de quatro horas a caminho dos oitavos-de-final do US Open.

Num duelo de alta voltagem, o 9.º cabeça-de-série sobreviveu com os parciais 6-4, 2-6, 6-7(3), 6-4 e 7-6(10-7), garantindo um lugar na segunda semana de um torneio do Grand Slam pela oitava vez em vinte tentativas. No que diz respeito ao US Open, é a quarta vez, sendo que em duas das anteriores alcançou os quartos-de-final.

Ainda assim, note-se que a vida de Rublev podia ter ficado resolvido de forma mais simples. O russo serviu a 5-4 no quinto set e teve um 40-15 na mão, antes de desperdiçar mais um match point nas vantangens. Rublev tratou do assunto no super tie-break e derrubou um Shapovalov que acumulou 75 winners e 72 erros não forçados, contra o registo 38-37 do russo.

O adversário que se segue é Cameron Norrie, que continua a mostrar o porquê de ser um dos tenistas mais sólidos da atualidade. Desta feita, o número nove do ranking ATP descomplicou a tarefa com o jovem Holger Rune (33.º), ao precisar de apenas três sets para resolver a questão. O britânico triunfou por 7-5, 6-4 e 6-1, garantindo um lugar na segunda semana do US Open pela primeira vez na carreira. Se conseguir mais uma vitória garante a ultrapassagem a… Novak Djokovic.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt