Rublev resiste à chuva e a duelo caótico com Fritz rumo à final em Monte Carlo

Rublev resiste à chuva e a duelo caótico com Fritz rumo à final em Monte Carlo

Por Pedro Gonçalo Pinto - abril 15, 2023

Com frio, muito vento e chuva durante quase todo o jogo, Andrey Rublev teve de lutar para encontrar o caminho para a final do Masters 1000 de Monte Carlo. Foi um duelo caótico com Taylor Fritz, numa chuva que também foi de quebras, até que o russo estabilizou e ainda virou uma desvantagem no terceiro set para se colocar na terceira final da carreira em torneios Masters 1000.

O número 6 do ranking ATP levou a melhor diante do 10º classificado com as parciais 5-7, 6-1 e 6-2, sendo que houve 13 (!) quebras de serviço em 28 games ao longo de pouco mais de duas horas de batalha. Nem sempre foi bonito, mesmo com alguns momentos de grande nível, mas Rublev encontrou a clareza mental que tantas vezes não consegue descobrir para somar um triunfo que serve de bálsamo de confiança.

A primeira parcial ficou marcada pelo fato de Rublev ter liderado por três vezes com quebra de vantagem, incluindo em 5-4 para fechar, mas Fritz levou a melhor para fazer o 7-5. Quando parecia que o russo podia se descontrolar e perder a calma, arrancou novamente forte e disparou para o 6-1, mesmo salvando três break points pelo meio. Já na terceira parcial, Fritz fez o break para liderar por 2-1, mas a reação de Rublev foi imediata, antes de a chuva congelar o jogo durante quase duas horas em 3-2. O tenista russo voltou com tudo e resolveu de forma clara para evitar uma quarta derrota consecutiva com Fritz.

Segue  agora esperando para saber se vai enfrentar Jannik Sinner ou Holger Rune na sua terceira final Masters 1000, depois de Monte Carlo e Cincinnati em 2021.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt