This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Roland Garros: Novo court e mais dinheiro para os jogadores
A dois meses de se abrirem os portões da catedral da terra batida, e numa altura em que o Miami Open roubas as atenções, Roland Garros decide dar um ar da sua graça, anunciando que vai brindar os jogadores com mais dinheiro e com um court a estrear nesta sua 123.ª edição.
A organização do segundo Grand Slam da temporada aumentou em 8 por cento o seu prize money, chegando aos 42,6 milhões de euros. Na prática, os campeões masculino e feminino de singulares vão receber 2,3 milhões de euros, mais 4,5 por cento do que na edição de 2018, ao passo que os vice-campeões sairão de Paris com 1,18 milhões de euros cada um (mais 5,36 por cento).
Mas o aumento mais significativo acontece na primeira ronda. Quem não passar da estreia leva para casa 46 mil euros, mais 15 por cento do que no ano passado. Nove por cento é o aumento registado nos quartos-de-final (415 mil euros). Mais dinheiro também para os pares. Os campeões vão receber 580 mil euros e os finalistas derrotados 290 mil euros, resultado de um aumento de 3,5 por cento em ambos os casos.
Valores que ficam aquém do Grand Slam mais ‘rico’ dos quatro, o Open dos Estados Unidos (46,4 milhões de euros), mas que ultrapassam o montante entregue pelo Open da Austrália (2019), 33,9 milhões de euros e por Wimbledon (2018), 34 milhões de euros.
A juntar às novidades monetárias, o novo Court Simonne-Mathieu, em homenagem à antiga jogadora gaulesa. “Esta inauguração junta o antigo e o moderno. Foi acima de tudo uma grande campeã, tão perseverante quanto Roland Garros. Depois de seis finais perdidas, ela ganhou duas vezes em singulares, 1938 e 1939, alcançando um feito sem precedentes, em 1938, ao vencer singulares, pares e pares mistos”, disse o presidente da Federação Francesa de Ténis (FFT), Bernard Giudicelli, durante a apresentação do novo estádio, nesta quinta-feira.
Roland Garros realiza-se entre 26 de maio e 9 de junho.
- Categorias:
- Roland Garros