This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Roland Garros mais rentável este ano
A novidade no universo tenístico nesta terça-feira é o aumento dos prémios monetários distribuídos pela organização de Roland Garros, o segundo torneio do Grand Slam da temporada que terá início no dia 24 de Maio.
Vamos a números. No geral, o prize-money irá aumentar de 25 para 28 milhões de euros, o que representa um aumento de doze por cento. Destes, os vencedores, em ambos os torneios de singulares, irão receber cerca de €1,8M, mais 150.000 do que Rafael Nadal e Maria Sharapova arrecadaram na temporada transacta. Já os finalistas vencidos receberão metade deste valor, com o mesmo acréscimo, em relação à quantia atribuída em 2014, de 8,3%.
Porém, o principal impacto desta medida refletir-se-á nos valores atribuídos para as primeiras rondas, com o aumento a chegar aos vinte pontos percentuais. Um tenista eliminado na primeira ronda da competição ganhará 27.000 euros – mais 3.000 que o valor que receberia na temporada passada – mas, caso consiga passar da estreia, quase dobra este valor, chegando à meia centena de milhar. Estes valores vão de encontro às palavras do presidente da Federação Francesa de Ténis, Gilbert Ysern, que afirmou que “os jogadores eliminados na primeira semana serão os principais beneficiados”.
Apesar deste aumento, o também denominado Open de França mantém-se como o evento Major que menos dinheiro distribui, e o único abaixo dos trinta milhões de euros (apesar de a tendência ser para o aumento do prize-money a cada ano que passa).
Campeão – 1,8M
Finalista – 900.000
Semi-finalista – 450.000
Quarto-finalista – 250.000
4ª ronda – 145.000
3ª ronda – 85.000
2ª ronda – 50.000
1ª ronda – 27.000
- Categorias:
- Grand Slams