Rocha e Faria nas quartas de final em Setúbal
Os portugueses Henrique Rocha e Jaime Fariaapuraram-se para os quartos de final do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open no decorrer da jornada desta quinta-feira, marcada pelas eliminações dos favoritos Frederico Silva e Kacper Zuk. Organizado pelo Clube de Ténis de Setúbal com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Setúbal, o torneio de 25.000 dólares realiza-se entre os dias 17 e 24 de setembro.
O primeiro tenista “da casa” a seguir em frente foi Henrique Rocha. A viver a melhor temporada da carreira, o jovem de apenas 19 anos (que já está no 359.º lugar do ranking mundial) venceu o compatriota Pedro Araújo (939.º) em duas partidas, por 6-4 e 6-4, e confirmou o estatuto de quinto cabeça de série.
Campeão em Sintra no domingo, o tenista maiato assinou a sétima vitória consecutiva e agendou encontro com Aidan McHugh. O britânico é o quarto cabeça de série fruto do 369.º posto na hierarquia e colocou um ponto final na campanha de Tiago Pereira(924.º) ao vencer o algarvio por 6-3 e 6-3.
Pouco depois, juntou-se a Henrique Rocha o seu parceiro de treinos e pares, Jaime Faria. Um ano mais velho, o lisboeta de 20 anos (número 482 mundial, sendo esta a primeira semana no top 500 ATP) venceu igualmente em dois sets ao afastar o francês Clement Chidekh (415.º) pelos parciais de 6-4 e 7-5.
A segunda vitória no Clube de Ténis de Setúbal permitiu ao jogador do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis agendar encontro com um adversário que superou outro português: Kalin Ivanovski (330.º), carrasco de Francisco Rocha ao triunfar por 7-6(1) e 6-3.
Maior candidato ao título naquela que é a primeira prova do circuito ITF em que participa desde há quatro anos, o o segundo melhor tenista português da atualidade no ranking ATP (ocupa o 228.º lugar) cedeu pelos parciais de 6-4 e 6-4 para o norte-americano Dali Blanch, oito anos mais novo e no 810.º posto da hierarquia.
Na semana anterior, o tenista das Caldas da Rainha esteve ao serviço da seleção nacional masculina que assegurou a quinta presença da história na ronda de acesso à fase final da Taça Davis.
Para além de Frederico Silva, também o segundo jogador mais cotado do torneio foi surpreendido. Segundo cabeça de série graças ao 298.º posto na hierarquia mundial (chegou a ser 162.º há dois anos), o polaco KacperZuk não teve argumentos para o Daniil Glinka (718.º), da Estónia, que venceu por claros 6-4 e 6-3.
O elenco dos quartos de final de singulares do Grupo RE/MAX Lounge Setúbal Open ficou completo com os nomes de Martin Damm (374.º) e SebastianFanselow(434.º), o vencedor da edição de 2020.