Rival de Sousa em Wimbledon pode perder 50 mil euros por ser amador
Paul Jubb tem 19 anos, é britânico e recebeu um dos convites do All England Club para marcar presença no quadro principal de Wimbledon, onde vai defrontar João Sousa na primeira ronda. Mesmo que perca na primeira ronda, o jovem tem assegurados 50 mil euros só que… não vai poder recebê-los. É que Paul Jubb, atualmente campeão nacional universitário dos Estados Unidos — bateu Nuno Borges na final — é amador, um requisito obrigatório para quem compete na NCAA em qualquer modalidade.
Jubb é estudante na Universidade da Carolina do Sul ao abrigo de uma bolsa, o que lhe permite apenas garantir prémios de presença em eventos desportivos até um total de dez mil dólares (8,9 mil euros) anuais. Ainda assim, neste caso não poderá mesmo receber qualquer verba referente à sua performance desportiva, tendo apenas a possibilidade de reclamar uma verba que declarará enquanto despesas de deslocação e alojamento.
O jovem britânico, que em caso de vitória sobre João Sousa sobe o valor (a desperdiçar) para 80 mil euros, pode sempre tornar-se profissional nas próximas semanas e reclamar o prémio, mas isso implicaria renunciar à bolsa de estudo na Universidade e colocar um ponto final na sua carreira na NCAA. Noah Rubin e CiCi Bellis são alguns exemplos de jogadores que nos últimos anos aderiram ao profissionalismo no meio do processo.