Rita Freitas recupera título de campeã mundial de veteranos
Rita Freitas voltou a sagrar-se campeã mundial de veteranos em singulares femininos +35 anos e fechou com chave de ouro a quinzena no Complexo de Ténis do Jamor, que serviu de palco principal aos Campeonatos do Mundo por Equipas e Individual que a Federação Portuguesa de Ténis organizou pela quarta vez em quatro anos possíveis desde 2019.
Numa final entre as duas principais favoritas ao título, Rita Freitas superiorizou-se à polaca Barbara Maciocha para vencer por 6-4 e 6-1.
A antiga tenista profissional portuguesa (803.ª WTA em 2010) dominou do início ao fim o duelo no Court Central do Jamor face à primeira cabeça de série e praticamente só cedeu jogos no serviço, tanto no parcial inaugural como no segundo – a servir para sentenciar o encontro, Freitas perdeu a chance de aplicar um ‘pneu de bicicleta’, mas em quase duas horas celebrou, visivelmente emocionada, a vitória num compromisso no qual apresentou sempre mais armas atacantes e disruptivas.
Depois de liderar a seleção feminina de +35 rumo à medalha de prata na prova por equipas há uma semana e de conquistar uma medalha de bronze em pares femininos, Rita Freitas volta a levar para casa o ouro em singulares, um dia depois de Gonçalo Falcão e João Ferreira também terem conquistado um título mundial em pares masculinos +30.
O derradeiro dia do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos deu a conhecer outros cinco campeões individuais: o belga Clement Maas (M30),a chinesa Min Liu (W30), o alemão Kim Moellers (M35), o neerlandês Bart De Gier (M40) e a germânica Manon Kruse (W40).
Em 2025, a Federação Portuguesa de Ténis e a International Tennis Federation voltarão a organizar em Portugal o Campeonato do Mundo de Veteranos, mas nos escalões de +50 e +55 entre os dias 3 e 16 de agosto.