This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Rita Freitas recupera título de campeã mundial de veteranos
Rita Freitas voltou a sagrar-se campeã mundial de veteranos em singulares femininos +35 anos e fechou com chave de ouro a quinzena no Complexo de Ténis do Jamor, que serviu de palco principal aos Campeonatos do Mundo por Equipas e Individual que a Federação Portuguesa de Ténis organizou pela quarta vez em quatro anos possíveis desde 2019.
Numa final entre as duas principais favoritas ao título, Rita Freitas superiorizou-se à polaca Barbara Maciocha para vencer por 6-4 e 6-1.
A antiga tenista profissional portuguesa (803.ª WTA em 2010) dominou do início ao fim o duelo no Court Central do Jamor face à primeira cabeça de série e praticamente só cedeu jogos no serviço, tanto no parcial inaugural como no segundo – a servir para sentenciar o encontro, Freitas perdeu a chance de aplicar um ‘pneu de bicicleta’, mas em quase duas horas celebrou, visivelmente emocionada, a vitória num compromisso no qual apresentou sempre mais armas atacantes e disruptivas.
Depois de liderar a seleção feminina de +35 rumo à medalha de prata na prova por equipas há uma semana e de conquistar uma medalha de bronze em pares femininos, Rita Freitas volta a levar para casa o ouro em singulares, um dia depois de Gonçalo Falcão e João Ferreira também terem conquistado um título mundial em pares masculinos +30.
O derradeiro dia do Campeonato do Mundo Individual de Veteranos deu a conhecer outros cinco campeões individuais: o belga Clement Maas (M30), a chinesa Min Liu (W30), o alemão Kim Moellers (M35), o neerlandês Bart De Gier (M40) e a germânica Manon Kruse (W40).
Em 2025, a Federação Portuguesa de Ténis e a International Tennis Federation voltarão a organizar em Portugal o Campeonato do Mundo de Veteranos, mas nos escalões de +50 e +55 entre os dias 3 e 16 de agosto.