Relembre os confrontos entre Djokovic e Ruud antes da final de Roland Garros

Relembre os confrontos entre Djokovic e Ruud antes da final de Roland Garros

Por Marcela Linhares - junho 10, 2023

Neste domingo (11), Novak Djokovic, terceiro do ranking, e Casper Ruud, que ocupa o quarto posto da ATP, vão se enfrentar na decisão de Roland Garros – o segundo Major da temporada.

Enquanto o título pode significar o retorno à liderança bem como a possibilidade de se isolar como tenista com mais títulos, 23 caso vença, de Grand Slam no circuito masculino para o sérvio, o norueguês volta à decisão do torneio parisiense pelo segundo ano consecutivo e segue em busca do primeiro título de slam na carreira.

O jogo fica marcado por ser o quinto duelo entre Djokovic e Ruud em rivalidade que é conhecida por Nole não só ter vencido todos os quatro confrontos anteriores, mas também nunca ter cedido uma parcial ao tenista nórdico.

A primeira vez que se enfrentaram foi em 2020 na semifinal do Masters 1000 de Roma – torneio em que Djokovic viria a ser campeão na sequência passando por Diego Schwartzman na decisão. Casper teve suas oportunidades na partida já que chegou a sacar para fechar o primeiro set, mas desperdiçou dois set points em 5-4. Isso foi suficiente para o sérvio não perder mais games e vencer a parcial por 7-5 e, na sequência, aproveitando a única quebra no sexto game, fechou o jogo em 6-3.

 

O segundo embate entre os dois aconteceu no ano seguinte na fase de grupos do ATP Finals. Nole anotou 7-6 e 6-2 contra Ruud em torneio que ambos caíram na semifinal. Enquanto o sérvio caiu para Alexander Zverev, que conquistou o título, o norueguês perdeu para Daniil Medvedev na penúltima rodada.

2022, até o momento, foi a temporada em que Nole e Ruud mais se enfrentaram. Curiosamente, assim como os dois primeiros jogos, as duas partidas disputadas novamente aconteceram na Itália.

Assim como no primeiro duelo, Djokovic e Ruud novamente disputaram a semifinal do Masters 1000 de Roma. Com jogo mais tranquilo do que o primeiro embate, o ex número 1 abriu 4-0 com tranquilidade e, cedendo apenas uma quebra sacando pra fechar a primeira parcial, seguiu na dianteira e anotou 6-4. No segundo set, venceu os últimos quatro games e anotou 6-3. Novamente, o sérvio não desperdiçou oportunidades e, enfrentando Stefanos Tsitsipas, na decisão, foi campeão mais uma vez do torneio italiano.

 

O último jogo entre os dois aconteceu no final da temporada na decisão do ATP Finals. Sem ter o serviço ameaçado, Nole jogou em altíssimo nível para anotar 7-5 e 6-3 no placar em pouco mais de 1h30 e conquistar mais uma vez o torneio na carreira.

 

 

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.