Relembre os confrontos entre Alcaraz e Djokovic antes da final de Wimbledon

Relembre os confrontos entre Alcaraz e Djokovic antes da final de Wimbledon

Por Marcela Linhares - julho 15, 2023

Neste domingo, o atual líder do ranking, Carlos Alcaraz, vai enfrentar Novak Djokovic, que ocupa a segunda posição da ATP, na final de Wimbledon. Para muitos, desde que saiu a chave principal do torneio britânico, este era o embate mais aguardado. Essa vai ser a terceira vez que os dois se enfrentam no circuito profissional e que, até o momento, se encontra empatado com uma vitória para cada.

O primeiro duelo entre os dois aconteceu na semifinal do Masters 1000 de Madrid. Em partida bastante acirrada, Carlitos não só venceu o sérvio de virada anotando 6-7, 7-5 e 7-6 como também encerrou a semana como campeão do torneio em casa.

Com grande campanha no evento espanhol, Carlitos se tornou o primeiro tenista a vencer Djokovic e Rafael Nadal, nas quartas de final, em um mesmo torneio sendo este disputado no saibro.

Já o segundo embate entre os dois foi realizado nesta temporada. Mais uma vez com uma partida acontecendo no saibro, Nole e Alcaraz se enfrentaram pela semifinal de Roland Garros. O jogo estava de alto nível com o sérvio vencendo o primeiro set por 6-3 e vendo o espanhol reagir marcando 7-5 na segunda parcial.

Mas o que ninguém esperava aconteceu. Alcaraz começou a sentir cãibras durante a partida e isso acabou afetando drasticamente seu poder competitivo e sua capacidade física de jogar no nível que é normalmente apresentado pelo espanhol. Assim, o bicampeão do torneio anotou duplo 6-1 nas parciais seguintes e encerrou a participação de Carlitos no Major.

O duelo em Wimbledon vai ser o primeiro jogo entre os dois valendo título de um torneio e o vitorioso ainda sairá de quadra como número 1 do ranking. Enquanto Alcaraz segue em busca de vencer seu segundo troféu de Grand Slam após ter sido campeão do US Open em 2022, Djokovic segue na tentativa de vencer o torneio pela oitava vez, o que o faria empatar com Roger Federer, além de tentar conquistar o 24º título de Major na carreira.

Me formei em jornalismo em 2019 pela FACHA - faculdade localizada no Rio de Janeiro. Depois de cursos sem sucesso, me descobri no jornalismo e escolhi estudar com objetivo de seguir o tênis. Estagiei na CNN durante a Olimpíada no Rio, escrevi sobre o esporte em sites colaborativos e não me vejo fazendo outra coisa. Em 2020 fiz pós graduação em jornalismo esportivo e sigo na área desde então passando por colaborações na VAVEL, UOL, Revista Tênis e hoje no Bola Amarela.