Que história: Krejcikova é a surpreendente campeã de Roland Garros

Que história: Krejcikova é a surpreendente campeã de Roland Garros

Por José Morgado - junho 12, 2021
krejcikovaaa

Barbora Krejcikova, de 25 anos, sagrou-se este sábado numa das campeãs de Grand Slam de singulares mais surpreendentes da história do ténis, ao vencer a edição de 2021 de Roland Garros, apenas dois meses e meio depois de ter feito a sua estreia no top 50 WTA e no seu quinto quadro principal em Majors.

Depois de ter feito uma caminhada incrível rumo à final, derrotando algumas das melhores jogadoras do Mundo e salvando um match point pelo meio — na meia-final, contra a grega Maria Sakkari –, Krejcikova derrotou na final a russa Anastasia Pavlyuchenkova, também ela a fazer a sua estreia em torneios de Grand Slam, por 6-1, 2-6 e 6-4, mostrando-se mais sólida e forte mentalmente nos momentos decisivos do terceiro set.

No final, incrédula, ergueu os braços ao céu e lembro Jana Novotna, uma antiga campeã checa, entretanto falecida, que é a pessoa mais importante da carreira da nova campeã de Majors, que junta este de singulares aos dois de pares femininos e três de pares mistos que já tinha. E amanhã joga precisamente na final de pares, ao lado de Katerina Siniakova. Desde 2000 (Mary Pierce) que ninguém faz a dobradinha.

https:\/\/bolamarela.pt//bolamarela.pt//twitter.com/rolandgarros/status/1403731410377187330

Com este resultado, Krejickova, que há um ano estava fora do top 100, vai subir ao 15.º posto WTA, ao passo que Pavlyuchenkova se fixa no 18.º posto da hierarquia mundial.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com