QUE ENCONTRO! Federer derrota Del Potro e é campeão pela OITAVA vez em Basileia
Que encontro espetacular. Quando jogadores como Roger Federer e Juan Martin Del Potro medem forças, ainda para mais numa final, as probabilidades do embate ser acima da média são grandes. E foi isso que aconteceu este domingo. O suíço e o argentino defrontaram-se na final do ATP 500 de Basileia, num embate épico sendo que, Federer acabou por sorrir, ao conquistar o título no seu país natal pela oitava ocasião da carreira.
Num desafio com pontos incríveis de parte a parte, foi o tenista de 36 anos quem triunfou com os parciais de 6-7(5), 6-4 e 6-3, após 2h32 minutos de jogo. No primeiro parcial, a nota dominante foi o equilíbrio. O tenista helvético chegou a servir com 5-4 para fechar o set, no entanto, a Torre de Tandil nunca baixou os braços, quebrou o saque, levou o set para o tie-break, onde acabaria por fechar. Na segunda partida, Federer soube reagir. Apesar de alguns erros que demonstravam algum nervosismo, ao décimo jogo conseguiu fazer o único break do set e levar tudo para a negra, levando o público à loucura.
Na decisão final, até foi Del Potro quem começou melhor, ao conseguir um break madrugador. Contudo, quando parecia que poderia existir algum desgaste emocional, o vencedor de 19 títulos do Grand Slam elevou o nível e conquistou 4 jogos consecutivos, que se revelaram decisivos para o desfecho do encontro.
Com esta vitória, Federer conquistou o seu 8º título em Basileia e o 7º troféu da época, tornando-se no tenista com mais títulos em 2017.