Quanto vale uma medalha de ouro, afinal?

Quanto vale uma medalha de ouro, afinal?

Por admin - agosto 13, 2016

Nem tudo o que reluz é ouro. É mais ou menos essa a conclusão a que chegamos quando percebemos que a medalha de ouro conquistada por Rafael Nadal e Marc López esta sexta-feira, e perseguida pelos 10.500 atletas de 206 países no Rio de Janeiro é, afinal, composta por 92,5 por cento de, preste-se atenção, prata.

Isso quer dizer que os restantes 7,5 por cento são puro ouro? Nada disso. Na verdade, 6,16 por cento da medalha é feita de cobre, sendo que apenas 1,34 por cento é dedicado ao ouro. Uma combinação que, em termos de valor, se traduz em 600 dólares (a de bronze vale 325 dólares e a de bronze 3 dólares), de acordo com o Conselho Mundial do Ouro.

Números que apenas consideram a matéria-prima utilizada, mas que tendem a aumentar (e muito) com base na história do atleta que a conquista. A última das quatro medalhas conquistadas por Jesse Owens, nos Jogos Olímpicos de Berlim, em 1936, valeu quase um milhão e meio de dólares quando foi leiloada em 2013.

medalhas

As mais pesadas da história

Com 85 milímetros de diâmetro e 500 gramas de peso, as medalhas do Rio, produzidas pela Casa da Moeda do Brasil, são as maiores e mais pesadas da história dos Jogos olímpicos.