This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Qualifying do Figueira da Foz Ladies Open sem vencedoras portuguesas
As quatro portuguesas que foram a jogo no qualifying do Figueira da Foz Ladies Open foram travadas por favoritas e despediram-se na jornada inaugural. Organizado pelo Tennis Club da Figueira da Foz entre os dias 23 e 30 de julho e com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal da Figueira da Foz, o torneio pertence à categoria de 100.000 dólares da Federação Internacional de Ténis.
A primeira representante lusa a entrar em ação foi Matilde Agra. Aos 18 anos e ainda sem ranking mundial, a jovem conimbricense perdeu por 6-1 e 6-1 com Amarni Banks (421.ª), britânica que em 63 minutos confirmou o estatuto de oitava cabeça de série do qualifying.
Já na parte da tarde, também Teresa Franco Dias foi a jogo num torneio de 100.000 dólares pela primeira vez na carreira. A tenista de 23 anos tentou bater-se com Isabella Kruger (455.ª), mas a sul-africana de apenas 18 anos foi mais forte e ao cabo de 60 minutos triunfou com os parciais de 6-2 e 6-1.
O resultado foi o mesmo da derrota de Milla Sequeira — a mais rodada das tenistas portuguesas que foram a jogo este domingo — contra Georgina Garcia-Perez. Campeã do Figueira da Foz Ladies Open em 2020, a espanhola (atual 400.ª do ranking e ex-124.ª) regressou a um palco de boas memórias com um triunfo autoritário.
A fechar o dia, Sana Garakani esbarrou no favoritismo da suíça Nadine Keller (430.ª), que em 49 minutos venceu por 6-1 e 6-0 contra a luso-iraniana de 20 anos, atualmente a estudar nos Estados Unidos da América.
Eliminado o quarteto de tenistas portuguesas presente no qualifying, a representação lusa na variante de singulares do Figueira da Foz Ladies Open ficará a cargo das três jogadoras que foram convidadas para o quadro principal: Francisca Jorge (317.ª), Matilde Jorge (635.ª) e Elizabet Hamaliy (sem classificação mundial).
Ainda neste sábado (22), avançaram para a última rodada do qualifying a polonesa Urszula Radwanska e a russa Alina Korneeva.
Ex-top 30 mundial (foi 29.ª classificada no ranking WTA em outubro de 2012) e atual 415.ª classificada, a irmã mais nova de Agnieszka Radwanska — que foi finalista de Wimbledon — precisou de três partidas, mas conseguiu desenvencilhar-se do encontro mais longo do dia (2h34) ao superar Eva Garkusha por 3-6, 6-4 e 6-4.
A tarefa da jovem russa de 16 anos foi mais fácil. Ainda a conciliar o profissionalismo com o percurso de júnior (os títulos no Australian Open e em Roland-Garros catapultaram-na para a liderança do ranking mundial de sub 18), mas já com um título num ITF de 60.000 dólares, a moscovita superou a chinesa Fangran Tian (733.ª) por claros 6-4 e 6-2.
- Categorias:
- Não categorizado
- Portugal