Qinwen Zheng reescreve livros da história do tênis asiático com triunfo sobre Swiatek em Paris 2024

Qinwen Zheng reescreve livros da história do tênis asiático com triunfo sobre Swiatek em Paris 2024

Por Pedro Gonçalo Pinto - agosto 1, 2024
zheng

Com apenas 21 anos, Qinwen Zheng já ameaça tornar-se a figura mais importante da história do tênis asiático. É que a número 7 do mundo está reescrevendo os livros da história, algo que levou a outro patamar no momento em que bateu Iga Swiatek a caminho da final dos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ela tornou-se a primeira figura nascida na Ásia, homem ou mulher, a alcançar um lugar na final de simples dos Jogos Olímpicos, enquanto também é a primeira do continente a derrotar uma número 1 do mundo no saibro. A chinesa fez tudo isto de uma só vez e agora vai entrar na final com mais do que legítimas aspirações de sair de lá com a medalha de ouro, contra Donna Vekic ou Anna Karolina Schmiedlova.

Leia também:

Alcaraz: “Estava muito cansado, mas aqui jogo por todos os espanhóis”
Musetti elimina campeão olímpico Zverev e está na semifinal em Paris
Zheng surpreende Swiatek em Paris e está na final dos Jogos Olímpicos

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt