Pospisil: «O ténis é muito maior do que Federer e Nadal»

Pospisil: «O ténis é muito maior do que Federer e Nadal»

Por José Morgado - setembro 13, 2020
federer nadal africa

Vasek Pospisil, um dos dois presidentes da nova Professional Tennis Players Association (PTPA), a par de Novak Djokovic, deu este sábado uma longa entrevista ao site ‘Tennis Majors’ onde explica a ideia por detrás da criação deste movimento, que já conta com o apoio de uma grande base de tenistas profissionais — por enquanto, só homens.

O principal motivo da criança da PTPA é apenas uma luta contínua de 30 anos que os jogadores têm, em que sentimos que não temos representação. Não somos uma voz unificada, não podemos afetar nenhuma decisão que implique com os nossos meios de subsistência e as nossas vidas. A grande questão é a estrutura do ATP. A ideia sempre foi tentar criar uma associação de jogadores, esse sempre foi o plano. Queremos unir e não combater“, explicou o canadiano, que esteve em grande neste US Open ao chegar aos oitavos-de-final.

Pospisil insiste na importância da PTPA e assegura que esta não precisa do apoio de Federer e Nadal para seguir em frente. “É mau para nós não contarmos com o apoio deles, mas penso que pelas declarações deles, eles não perceberam aquilo que nós estamos a fazer. Historicamente, Nadal tem sido muito vocal nestas questões e espero poder contar pelo menos com ele, mas Federer e Nadal não são o ténis. São apenas dois jogadores. Muitas vezes recebem demasiado crédito pelo quão grandes são na modalidade. Mas não podemos unificar o ténis se 500 pessoas estiverem a favor e eles os dois contra? Claro que podemos. O ténis é muito maior do que Federer e Nadal”.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com