Portugal garante a vaga em todas as semifinais nas categorias +35 e +40 no Campeonato Mundial de Veteranos

Portugal garante a vaga em todas as semifinais nas categorias +35 e +40 no Campeonato Mundial de Veteranos

Por José Morgado - agosto 8, 2024
pedro-sousa

As duas seleções nacionais masculinas de M35 e M40 repetiram os feitos das femininas e apuraram-se para as meias-finais do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships), onde Portugal vai lutar por quatro medalhas. A competição estende-se ao Clube Escola de Ténis de Oeiras (CETO) e ao Club Internacional de Foot-Ball (CIF), onde a equipa de M30 celebrou a primeira vitória para manter viva a luta pelo nono lugar.

Depois de vencer a Austrália (2-1) e o México (3-0) na fase de grupos do escalão M35, Portugal arrasou a Turquia (3-0) no arranque da fase a eliminar e apurou-se para as meias-finais da Italia Cup.

O primeiro triunfo luso do dia foi assinado por Gonçalo Falcão. O jogador de 36 anos ainda compete no circuito profissional (chegou a ser 961.º classificado no ranking de singulares e 374.º no de pares), mas já tem experiência como veterano — há dois anos conquistou os três títulos mundiais possíveis na prova individual — e não perdeu tempo contra Dorukcan Kokver, derrotando o turco de 37 anos por 6-0 e 6-1.

Logo a seguir, o capitão Pedro Sousa celebrou a segunda vitória como veterano ao passar por Baris Mert com os parciais de 6-2 e 6-0, números que acabaram com a discussão. Ex-número 99 mundial e finalista do ATP 250 de Buenos Aires em 2020, o lisboeta — afastado do circuito profissional há menos de um ano — ainda está não está a 100%, mas nem a condição física o impediu de dar um ar da sua graça na terra batida do Jamor onde tantas vezes brilhou.

Leia também:

– OFICIAL: Nadal confirma que não vai jogar o US Open
– Swiatek é a primeira classificada para o WTA Finals de Riad
– Bia Haddad vence batalha e confirma retrospecto rumo à segunda rodada em Toronto

No par, já sem influência no apuramento, Manuel Leonardo e José Ricardo Nunes aumentaram a vantagem ao passarem por Caglar Ozbek e Bugra Uyanik com confortáveis 6-2 e 6-0.

A seleção nacional voltará ao court já na quinta-feira para discutir a passagem à final com a Grã-Bretanha. O encontro está marcado para o Court 1, não antes das 11h00. Antes disso, a meia-final de M40 entre Portugal e França (2-1 à Alemanha após o par decisivo) joga-se logo às 9h30 no Court Central.

Com Rui Machado e Gonçalo Nicau em plano de destaque, a seleção lusa que durante a fase de grupos tinha ganho ao Canadá e à Índia por 3-0 superou o Cazaquistão por 2-1 no arranque das eliminatórias da Tony Trabert Cup.

Nicau (ex-531.º ATP) abriu as hostilidades no Court Central do Complexo de Ténis do Jamor com um triunfo por 6-2 e 6-1 sobre Dmitriy Makeyev que evidenciou o controlo do compromisso e o modo “piloto automático” referido pelo capitão, Rui Machado, no final da eliminatória.

Logo a seguir, o próprio Machado (antigo 59.º da hierarquia e atual coordenador técnico nacional e igualmente capitão da Taça Davis), não perdeu qualquer jogo contra Alexey Kedryuk (ex-261.º) e com os parciais de 6-0 e 6-0 sentenciou a discussão do bilhete para as meias-finais, com Gonçalo Pereira e Gonçalo Figueiredo a abdicarem de um par que já não teria influência na eliminatória.

As seleções masculinas de M35 e M40 juntaram-se às femininas, que na véspera também garantiram as respetivas presenças nas meias-finais da Suzanne Lenglen Cup (W35) e da Young Cup (W40).

A equipa de Rita Freitas, Ekaterina Lopes, Magali de Lattre e Isabel Chorão vai medir forças com a França no Court Central, não antes das 11h30, enquanto a seleção de Neuza Silva, Catarina Ferreira, Inês Moura e Isaura Faria terá pela frente a Alemanha às 9h30 no Court 1.

A jornada desta quarta-feira foi totalmente positiva para as cores nacionais, dado que no Club Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, a equipa de M30 celebrou pela primeira vez ao vencer o Canadá por 3-0 no início do play-off do nono lugar.

O encontro ficou resolvido nos singulares, com Filipe Sustelo e João Ferreira a aplicarem a Nicolas Vincent e Luke Saunders o mesmo resultado: 6-2 e 6-3. No par, Eduardo Lameiras e Filipe Sustelo aumentaram a vantagem lusa com um triunfo por 6-0 e 6-1 sobre Wes Bertsch e Luke Saunders.

Somada a primeira vitória da semana, a seleção nacional terá como último obstáculo neste Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas a equipa do Chile (3-0 à Irlanda). O encontro acontecerá já na quinta-feira e define os nono e 10.º lugares na Men’s 30 Cup.

O Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) realiza-se entre os dias 4 e 9 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, no Clube Escola de Ténis de Oeiras e no Club Internacional de Foot. Na semana seguinte, entre 10 e 17 de agosto, será jogada a prova individual (ITF World Individual Championships).

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com