This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Portugal avança para as semifinais de W35 e W40 no Campeonato do Mundo de Veteranos
Um dia depois das seleções nacionais masculinas de M35 e M40 terem celebrado a passagem aos quartos de final do Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships), as equipas femininas dos mesmos escalões carimbaram o apuramento para as meias-finais no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras.
O conjunto de W35 foi o primeiro a atingir o objetivo. Em pleno Court Central, Portugal venceu os Estados Unidos da América nos singulares, com Ekaterina Lopes (ex-136.ª WTA) a superar Kristen Anne Bleakley por 6-3 e 6-0 e a capitã Rita Freitas (campeã do mundo individual de W35 em 2022 neste mesmo palco) a selar o sucesso ao ultrapassar Stephanie Kusano Wallace com os parciais de 6-2 e 6-0.
Já sem interferência no resultado, Isabel Chorão e Magali De Lattre (antiga internacional portuguesa e 334.ª do ranking feminino) bateram Mariana Correa e Mariko Fritz-Krockow por 6-1 e 6-1. Portugal venceu a África do Sul (3-0), a Suíça (3-0) e os EUA (2-1) para terminar o Grupo D da Suzanne Lenglen Cup na primeira posição, a única que dava acesso às meias-finais.
As anfitriãs descansam na quarta-feira e no dia seguinte enfrentam a França, enquanto Itália e Alemanha discutem a outra meia-final. Há dois anos, a seleção nacional de W35 terminou a participação no Jamor com a medalha de bronze, resultado que assumiu querer superar de forma a marcar presença na final de sexta-feira.
A vitória em W40 teve contornos semelhantes, com a equipa portuguesa a solucionar o embate com a França nos dois encontros individuais. A capitã Neuza Silva (ex-133.ª WTA e atual timoneira portuguesa da Billie Jean King Cup) abriu a eliminatória com uma vitória por 7-5 e 6-2 sobre Christelle Duglos, que evidenciou no Court 1 do Jamor o ténis artístico de outros tempos, e a esse resultado seguiu-se o triunfo de Inês Moura, mais suado, sobre Magalie Giraerd, com 7-5, 4-6 e 6-4. No par que fechou a fase de grupos, as visitantes reduziram a diferença graças ao triunfo de Anne-Valerie Evain e Magalie Girard sobre Catarina Ferreira e Isaura Faria por 6-2 e 7-5. Depois dos triunfos irrepreensíveis sobre a Hungria (3-0) e a Índia (3-0), a vitória contra a França (2-1) garantiu o primeiro lugar de Portugal no Grupo D da Young Cup.
Seguem-se as meias-finais, na quinta-feira, contra a Alemanha, com Espanha e Estados Unidos da América a discutirem a outra vaga na final.
Também esta terça-feira, mas no Club Internacional de Foot-Ball, a seleção masculina de M30 perdeu com a Índia por 2-1 depois de uma jornada com mais de 12 horas de ténis.
O primeiro encontro prolongou-se por mais de quatro horas e sorriu a Lakshit Sood, que venceu Ricardo Ramos por 7-5, 6-7(3) e 6-1, mas no segundo foi João Ferreira quem sorriu por último ao impor os parciais de 6-4, 5-7 e 6-2 a Chandril Sood. Com tudo igualado, o confronto decidiu-se no par e também aí o equilíbrio foi nota dominante, com os irmãos Sood a superarem João Ferreira e FIlipe Sustelo por 6-3, 3-6 e 12-10.
Portugal perdeu com a Alemanha por 3-0 e com a Índia por 2-1, pelo que terminou o Grupo A da Men’s 30 Cup na terceira e última posição. Segue-se, na luta pelo nono ao 12.º lugar, um embate com o Canadá, já esta quarta-feira, às 10h, no Court 5 do CIF.
Também a essa hora, mas no Jamor, Portugal discutirá os quartos de final de M35 (contra a Turquia, no Court 1) e de M40 (frente ao Cazaquistão, no Court Central).
O Campeonato do Mundo de Veteranos por Equipas (ITF World Team Championships) realiza-se entre os dias 4 e 9 de agosto no Complexo Desportivo do Jamor, no Clube Escola de Ténis de Oeiras e no Club Internacional de Foot. Na semana seguinte, entre 10 e 17 de agosto, será jogada a prova individual (ITF World Individual Championships).
- Categorias:
- ATP World Tour
- Portugal