Portugal 1-3 Alemanha: João Sousa deixa escapar vitória e Portugal fica impedido de subir ao Grupo Mundial
Faltou muito pouco! Portugal ficou impedido de subir ao Grupo Mundial da Taça Davis este domingo, depois de João Sousa ter deixado escapar o triunfo diante do número um alemão Jan Lennard Struff, pelos parciais de 6-0, 6-7(3), 3-6, 7-6(6) e 6-4. A Alemanha, que viu o vimaranense chegar ao match point no tie break do quarto set, adianta-se para 3-1, garantindo a presença no patamar principal da competição por seleções no ténis em 2018.
Após um primeiro set apagado, em que se mostrou pouco paciente, chegando mesmo a levar um warning, o vimaranense de 28 anos voltou a não entrar bem na segunda partida, mas não demoraria a inscrever o seu nome no marcador e a devolver o break. Melhor no capítulo do serviço e mais agressivo do fundo do court, o tenista português arrastou o set para o tie break, altura em que revelou toda a sua raça.
Sem perder o gás, João Sousa entrou no terceiro set com o braço firme, ganhando o primeiro jogo de serviço em branco. O break surgiria mais à frente, no sexto jogo, e o primeiro set point no serviço do germânico, a 5-2, mas foi com o saque do seu lado que o jogador de Guimarães colocou um ponto final no parcial, fazendo levantar as bancadas do Centralito.
No quarto set, Struff entrou melhor, chegando ao break logo de entrada, mas o número um de Portugal devolveu de imediato a quebra, resistindo até ao tie break, onde chegou a dispor de um match point. O germânico voltou a entrar melhor no derradeiro parcial, não deixando escapar a vitória mesmo depois de ter visto João Sousa recuperar o break madrugador.
Com a eliminatória decidida, o capitão Nuno Marques decidiu colocar em court João Domingues, ao invés de Pedro Sousa, como estava previsto. Domingues vai defrontar Yannick Haunfmann de seguida, num embate que serve apenas para cumprir calendário.