Petra Kvitova derrota Madison Keys e conquista o bronze nos Jogos Olímpicos
Duas vezes campeã de Wimbledon, antiga número dois do mundo, campeã do WTA Finals e, agora, medalhada nos Jogos Olímpicos. Petra Kvitova terá para sempre na memória da tarde do 13 de agosto de 2016, já que foi neste sábado, em pleno Centro Olímpico de Ténis no Rio de Janeiro, que a checa conseguiu a medalha de bronze, derrotando Madison Keys pelos parciais de 7-5, 2-6 e 6-2.
Em 2012, Petra Kvitova não tinha passado dos quartos-de-final ao perder para Maria Sharapova, que viria mais tarde a receber a medalha de bronze. Quatro anos mais tarde, é mesmo a vez de a checa figurar no lugar mais baixo do pódio depois de um encontro com alguns altos e baixos, algo habitual na sua carreira.
O encontro manteve-se sem breaks até ao 5-5. No jogo anterior, a jovem norte-americana, número nove do mundo, tinha desperdiçado já dois set points que lhe dariam uma vantagem preciosa, mas acabou por perder o ritmo e permitir que a sua adversária ficasse com o avanço no marcador.
A segunda e terceira partidas tiveram um desenrolar totalmente diferente: Kvitova baixou totalmente a quarta e perdeu os últimos quatro jogos do segundo set, mas redimiu-se ao conseguir no derradeiro set precisamente uma vantagem de 4-0. A medalha chegou ao fim de quatro bronze medal points e de 2h15.
Mais tarde disputa-se a final para completar o pódio de singulares femininos. Monica Puig, que já garantiu a primeira medalha em 2016 para Porto Rico, irá medir forças com a alemã Angelique Kerber, que pode aumentar para nove o número de medalhas de ouro do seu país na edição deste ano.