Pegula bate Svitolina e Jabeur supera Zheng rumo às oitavas em Doha

Pegula bate Svitolina e Jabeur supera Zheng rumo às oitavas em Doha

Por José Morgado - fevereiro 11, 2025
jabeur doha
Divulgação/WTA

Ons Jabeur, a principal estrela do tênis no Oriente Médio, voltou a brilhar perante um estádio cheio de fãs para se classificar com categoria às oitavas do WTA 1000 de Doha, torneio que a tunisiana de 29 anos não jogou em 2024 devido a lesão.

De volta ao seu melhor e fazendo um início de ano forte, Jabeur, atual 35ª colocada do ranking mundial, derrotou nesta terça-feira (11) em apenas dois sets a chinesa Zheng Qinwen, número 8 mundial e atual campeã olímpica, por 6-4 e 6-2, com mais uma grande atuação. A finalista do WTA Finals, que desde então ainda não voltou a jogar o seu melhor tênis, ainda teve quebra de vantagem no primeiro set, mas depois não teve qualquer chance diante da inspirada jogadora africana.

Jabeur vai enfrentar nas oitaas mais uma cara bem conhecida do circuito mundial: Sofia Kenin, ex-top 5 mundial e campeã do Australian Open em 2020.

Leia também:

Veja o novo top 10 mundial, com um melhor ranking de carreira e Djokovic e Medvedev caindo
Thiago Wild derruba atual campeão e vence primeira do ano em Buenos Aires
Djokovic sobre a nova geração: “Se falarmos de carisma, Alcaraz se destaca”

A contrário do que aconteceu neste, em outro dos jogos mais aguardados do dia em Doha, a top 10 em quadra… venceu. Jessica Pegula, número 5 do mundo, vingou a derrota nos Jogos Olímpicos diante da ucraniana Elina Svitolina (22ª). Ela anotou 6-3 e 7-6(3), em um duelo com um segundo set caótico, que contou com umas oito quebras de serviço — Pegula sacou em 5-4 e 6-5, mas só assegurou o triunfo no tie-break.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com