Pedro Araújo arrasa e é o primeiro português nos 'oitavos' em Portimão

Pedro Araújo arrasa e é o primeiro português nos ‘oitavos’ em Portimão

Por José Morgado - março 14, 2023
Pedro-Araújo

Pedro Araújo, jovem lisboeta de 20 anos que ocupa o 645.º posto do ranking ATP, continua a viver uma fase de crescendo neste início de temporada. Depois de várias semanas parado devido a uma lesão no joelho direito, que afetaram a sua pré-temporada, o tenista da Escola de Ténis Jaime Caldeira tem melhorado semana após semana — na Quinta do Lago derrotou Kacper Zuk para uma das melhores vitórias da sua carreira — e esta terça-feira tornou-se no primeiro tenista da casa a apurar-se para a segunda ronda do ITF M25 de Portimão, o último da série de seis provas no Algarve.

Na eliminatória inaugural, Araújo não deu a menor hipótese ao jovem francês Paul Inchauspe, que entrou no quadro por ter sido um júnior de topo em 2022 (chegou a ser top 25 mundial), por 6-2 e 6-2, num duelo resolvido em apenas 62 minutos e no qual não enfrentou qualquer break point. Pedro, aliás, só perdeu dois pontos com a sua primeira bola, que tem igualmente vindo a melhorar nos últimos tempos. Vai defrontar na quinta-feira o vencedor do embate entre o britânico Aidan McHugh (431.º) e o jovem wild card Rodrigo Fernandes, que apenas 16 anos e sem ranking ATP.

Tiago Pereira, de 18 anos, voltou a passar ao lado de mais um ponto ATP, ainda que tenha feito nova boa exibição diante do alemão Sebastian Fanselow, 371.º e um dos favoritos ao título. O jovem algarvio, treinado pelo pai Pedro, caiu por 2-6, 6-3 e 6-1, em quase duas horas.

Ainda por competir na primeira ronda estão Duarte Vale, Jaime Faria, Henrique Rocha, Rodrigo Fernandes, Gonçalo Oliveira e Gonçalo Falcão. Este último passou o qualifying esta terça-feira…

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt