Osaka retorna a Roland Garros com vitória e espera... por Swiatek

Osaka retorna a Roland Garros com vitória e espera… por Swiatek

Por José Morgado - maio 26, 2024
osaka-rg-r1

PARIS. FRANÇA. Naomi Osaka, ex-líder mundial, teve neste domingo a honra de abrir a quadra Philippe Chatrier na edição de 2024 de Roland Garros, naquele que foi o seu retorno ao maior torneio de terra batida do mundo dois anos depois e pela primeira vez desde que foi mãe. E… venceu!

A japonesa de 26 anos, que fez uma temporada de saibro interessante, com uma presença nas oitavas de final do WTA 1000 de Roma, há duas semanas, teve que sofrer bastante para derrotar a italiana Lucia Bronzetti, número 48 do mundo, por 6-1, 4-6 e 7-5, em mais de duas horas de um duelo em que terceiro set… foi caótico. Osaka começou liderando por 4-0 e ponto para 5-0, permitiu a ‘virada’ da italiana até o 4-5, mas encontrou maneira de vencer os últimos três games e o jogo.

 

Na segunda rodada, pode vir aí espetáculo! É que Osaka, atual 134ª da WTA, vai enfrentar a vencedora do jogo entre a número 1 do mundo Iga Swiatek, que tal como ela tem quatro títulos de Grand Slam (mas três aqui em Paris), e a qualifier local Leolia Jeanjean.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt