Osaka e Nishikori confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris'2024

Osaka e Nishikori confirmados nos Jogos Olímpicos de Paris’2024

Por José Morgado - junho 14, 2024
osaka-nishikori

Ex-número 1 do mundo e vencedora de quatro títulos de Grand Slam, Naomi Osaka, e o ex-top 5 mundial Kei Nishikori, os dois melhores jogadores de tênis do Japão, vão disputar o torneio olímpico de tênis , que acontecerá de 27 de julho a 4 de agosto nas quadras de saibro de Roland Garros. A federação japonesa confirmou a convocatória de ambos nesta quinta-feira.

Apesar de atualmente ocupar apenas a 125ª posição no ranking, Osaka vai usar o seu ranking protegido (por ter estado grávida) para competir em Paris, onde fez um grande jogo recentemente em Roland Garros, deixando escapar mesmo um match point contra a polonesa Iga Swiatek na segunda rodada. Osaka não apenas esteve bem perto de eliminar a número 1 do mundo, que depois conquistou o título, como foi a única a dar trabalho a  Swiatek e ‘roubar’ um set da polonesa, que perdeu 17 games no duelo com a japonesa e 20 em todos os restantes seis jogos juntos.

Principal estrela do tênis japonês, acendeu a chama olímpica na edição passada dos Jogos, em Tóquio. Em quadra, perdeu nas oitavas de final diante da tcheca Marketa Vondrousova, futura medalhista de prata.

Através das redes sociais, além de confirmar a participação de Osaka, a Federação Japonesa de Tênis (JTA) também garantiu Kei Nishikori nos Jogos Olímpicos, também utilizando o ranking protegido. O tenista de 34 anos foi medalhista de bronze nos Jogos do Rio’2016.

O Japão tentará ainda levar Moyuka Uchijima em simples femininos, Ena Shibahara e Shuko Aoyama em duplas femininos e Taro Daniel em simples masculinos.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt