This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Os 20 anos de Roger Federer no circuito ATP
Pode parecer mentira mas Roger Federer nem sempre esteve no topo a conquistar vitórias e títulos importantes. O suíço também teve que passar por toda uma ascensão até chegar aos primeiros lugares do ranking e hoje é um dia que o helvético jamais irá esquecer. É que o dia 22 de setembro assinala 20 anos em que Federer conquistou o seu primeiro ponto ATP, ficando então classificado no 803º lugar – 5 postos atrás estava um tal de Llyeton Hewitt -.
Em declarações ao site oficial do ATP World Tour, o tenista de 36 anos recorda com felicidade a sua entrada no ranking. “Nunca me irei esquecer desse momento e da emoção que senti. Foi o início de um longo caminho para mim“, confessou o suíço, admitindo a importância e o significado que foi ter somado o seu primeiro ponto. “O ranking ATP é onde tudo começa para cada jogador. Tudo consiste em pôr o pé e dar o primeiro passo e veres o teu nome no ranking pela primeira vez. Creio que isso é o bom do nosso desporto, já que a classificação dá-te um barómetro preciso de onde estás em relação aos teus companheiros. O computador não mente“.
Escusado será dizer o que se seguiu para o ‘Maestro’. Até à data, 93 títulos conquistados, 19 deles em torneios do Grand Slam e 26 em Masters 1000, um recorde de 1119-249 (vitórias e derrotas), 302 semanas como líder da hierarquia mundial e, de acordo com o ATP, mais de 121 mil pontos conquistados ao longo de toda a sua carreira. “É incrível pensar que 20 anos depois estou ativo e com a oportunidade de acabar 2017 como número 1. Nunca imaginei uma longevidade assim”, concluiu.
- Categorias:
- Não categorizado