Oliveira desiste na Austrália e volta a Portugal; Vale cai na Espanha
Gonçalo Oliveira ficou pelo caminho esta sexta-feira nos quartos-de-final do ITF M25 de Brisbane, onde ia em busca de um 10.º título na temporada. O portuense de 28 anos, número 233 do ranking ATP, desistiu do seu encontro de acesso ao top 4 da prova australiana diante de britânico Emile Hudd (1011.º ATP) quando perdia por 7-6(5) e 3-2.
Muito longe de casa há mais de dois meses — esteve a competir em Itália, Kuwait e Tailândia antes da Austrália — e com a qualificação para o Australian Open em janeiro já assegurada, Oliveira acusou o cansaço (mais mental do que físico…) de tantas semanas de competição e optou por regressar a Portugal, devendo agora parar algumas semanas até ao início da próxima época. O número dois nacional ainda pediu um wild card para o Challenger da Maia, na próxima semana, mas foi-lhe recusado.
Entretanto, Duarte Vale, 580.º ATP e que ao que tudo indica ficará com um dos wild cards para o quadro principal do Maia Open 2023, foi eliminado nos quartos-de-final do ITF M15 de Alcalá de Henares. O tenista de Cascais, que vinha a fazer uma boa semana em Espanha, caiu diante do local Daniel Mérida (524.º), por 6-2, 4-6 e 6-2.