Karatsev surpreende Medvedev em Madrid e faz melhor campanha da carreira em Masters 1000

Karatsev surpreende Medvedev em Madrid e faz melhor campanha da carreira em Masters 1000

Por Pedro Gonçalo Pinto - maio 2, 2023

Aslan Karatsev surpreendeu o mundo do tênis quando chegou às semifinais do Australian Open sem aviso prévio em 2021, chegou a ser número 14 do ranking da ATP, mas viveu uma crise de resultados que o derrubaram para fora do top 100. No Masters 1000 de Madrid, Karatsev, atual 121 do mundo, começou no qualifying e não parou mais de vencer. Nesta terça-feira (2), deu mais um passo, alcançando as quartas de final de um torneio desta categoria pela primeira vez.

Pelo caminho, o ex-top 15 deixou para trás o compatriota Daniil Medvedev (3º), naquela que foi a sua primeira vitória diante de um top 10 em quase dois anos – a outra foi diante do mesmo rival, em Roma 2021. Karatsev venceu com parciais de 7-6(1) e 6-4, após 1h38.

No primeiro set, Karatsev chegou a estar uma quebra atrás, mas respondeu imediatamente e estabilizou no serviço até ao tie-break, onde dominou. Já na segunda parcial, não enfrentou sequer um break point e confirmou a vitória com autoridade.

Karatsev já tem garantido o retorno ao top 100, sendo que agora surge virtualmente no 89º posto. O russo de 29 anos agora aguarda Taylor Fritz ou Zhizhen Zhang na luta por uma vaga nas semifinais do Mutua Madrid Open.

O ténis entrou na minha vida no momento em que comecei a jogar aos 7 anos. E a ligação com o jornalismo chegou no momento em que, ainda no primeiro ano de faculdade, me juntei ao Bola Amarela. O caminho seguiu com quase nove anos no Jornal Record, com o qual continuo a colaborar mesmo depois de sair no início de 2022, num percurso que teve um Mundial de futebol e vários Europeus. Um ano antes, deu-se o regresso ao Bola Amarela, sendo que sou comentador - de ténis, claro está - na Sport TV desde 2016. Jornalismo e ténis. Sempre juntos. Email: pedropinto@bolamarela.pt