This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
O que é preciso para chegar ao playoff das Davis Cup Finals? Está aqui tudo o que precisa de saber
Já está a todo o vapor um fim-de-semana carregado de ténis de seleções na Taça Davis. Joga-se em várias divisões, mas os olhos estão postos no Grupo I Mundial, onde Portugal e Brasil estão em grande destaque. A seleção portuguesa está na Roménia, enquanto os brasileiros vão ao Líbano, com ambos os países a correrem para garantirem um lugar nos qualifiers das Davis Cup Finals, ou seja, o playoff que dá direito a um lugar na fase final em 2022.
No entanto, ganhar pode não ser suficiente para entrar nesses qualifiers. Passamos a explicar. Entre as 12 eliminatórias que se jogam entre esta sexta-feira e domingo, os oito vencedores com melhor ranking garantem o acesso a esse playoff diretamente, enquanto as outras quatro seleções que triunfarem vão ser sorteadas entre si em mais uma eliminatória para definir os outros dois apurados.
Nesse sentido, o Brasil apenas depende de si próprio, uma vez que é o 8.º cabeça-de-série, mas o mesmo não se pode dizer de Portugal, que é o 10.º favorito. Ou seja, precisa que dois pré-designados caiam nesta fase para garantir que uma eventual vitória frente à Roménia garante o acesso aos qualifiers. Tendo em conta que o Japão já venceu, Portugal precisa que entre Bélgica (defronta Bolívia), Argentina (Bielorrússia), Holanda (Uruguai), Chile (Eslováquia), Índia (Finlândia), Uzbequistão (Noruega) e Brasil (Líbano), dois fiquem pelo caminho. Ou apenas um se a Coreia do Sul perder com a Nova Zelândia.
Resolvida esta questão, quem vai entrar nesses qualifiers além dos 10 que saem da fase atual? Ora, a esses 10 juntam-se 16 das 18 equipas que este ano vão jogar as Davis Cup Finals. Por outras palavras, todos os que lá estão à exceção do campeão e do finalista vencido, dentro desta lista: Austrália, Áustria, Canadá, Colômbia, Croácia, República Checa, Equador, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Hungria, Itália, Cazaquistão, Rússia, Sérvia, Espanha, Suécia e Estados Unidos. Ainda assim, duas das que vão jogar os qualifiers recebem wild card para as Finals, pelo que haverá 12 embates para definir esse playoff e o elenco das Davis Cup Finals de 2022, que já contará com o campeão de 2021, o vice-campeão e as tais duas nações convidadas.
- Categorias:
- ATP World Tour