O atleta mais comercializável do mundo é tenista
O ténis é uma caixinha de surpresas. Não é novidade para ninguém, muito menos para quem segue de perto as movimentações dos jogadores e vai assistindo a inacreditáveis reviravoltas – o nosso João Sousa resgatou hoje um triunfo depois de ter tido quatro match points contra–, a jogadores que se superam quando menos se espera, a jogadas que parecem humanamente impossível de reproduzir.
O mais fascinante em toda esta imprevisibilidade é que não se limita ao que acontece dentro do court. Provar essa teoria vem a revista britânica Sports Pro, que acaba de lançar a habitual lista dos 50 atletas mais comercializáveis do mundo e, surpresa das surpresas, é um desportista das raquetes que encabeça a lista.
Se não ficou assim tão surpreendido, talvez a admiração aumente se lhe dissermos que é uma mulher que surge em primeiro numa lista dominada por homens e que essa atleta não é Maria Sharapova, mas sim… Eugénie Bouchard.
A classificação da canadiana de 21 anos, que até está a ter um início de época pouco famoso, baseia-se nas conquistas conseguidas em 2014, de onde se destaca a conquista do seu primeiro torneio WTA, em Nuremberg, duas meias-finais e uma final em eventos do Grand Slam.
Para a Sports Pro, Bouchard não anda muito longe do padrão ideal de uma atleta e considera que o seu potencial em termos de marketing nos próximos três anos é maior e mais promissor do que qualquer um desportist.
“Não é uma lista que se destina a refletir o perfil atual de atletas no ativo, nem é uma estimativa do potencial de ganhos pessoais dos atletas”, refere a publicação, o que justifica a ausência de nomes como Roger Federer ou Rafael Nadal.
Mas a finalista de Wimbledon, não é a única tenistas presente na restrita lista. Kei Nishikori junta-se à canadiana no top-10, e Novak Djokovic, Grigor Dimitrov, Caroline Wozniacki e Borna Coric têm também espaço entre o lote dos 50.
~ Os 10 atletas mais comercializáveis de 2015 ~
Eugenie Bouchard
- Neymar
- Jordan Spieth
- Missy Franklin
- Lewis Hamilton
- Virat Kohli
- Stephen Curry
(…)
13. Grigor Dimitrov
14. Novak Djokovc
30. Caroline Wozniacki
43. Borna Coric
Se fosse uma marca, que desportista gostaria de ver associada a ela? É com base nesta pergunta que a Sports Pro publica pelo sexto ano a lista de jogadores que possuem uma imagem mais vendável. Os critérios usados são, uma vez mais, a valorização, a idade, o mercado de origem, o carisma, vontade de ser comercializado e o apelo comercial.