Nuno Borges e Francisca Jorge lidera elenco dos Masters FPT

Nuno Borges e Francisca Jorge lidera elenco dos Masters FPT

Por Bola Amarela - janeiro 8, 2021
nuno-borges2
FOTO FPT

Os campeões nacionais Francisca Jorge e Nuno Borges são os principais candidatos ao título no Masters Seniores FPT, torneio que a Federação Portuguesa de Ténis organiza entre sexta-feira e domingo (8 a 10 de janeiro) no Complexo de Ténis do Jamor, em Oeiras, e que distribui um total de 10.000 euros em prémios monetários.

Número um nacional e 459 do ranking mundial, Francisca Jorge terminou no primeiro lugar da “Corrida aos Masters 2020”, ao amealhar um total de 1.300 pontos para o ranking num total de cinco torneios em que atingiu sempre a final: conquistou o Open de Oeiras, uma etapa do Circuito Sénior FPT e o Campeonato Nacional Absoluto, terminando outras duas provas do Circuito Sénior FPT como finalista.

Para além da jogadora do Clube de Ténis de Guimarães, que faz parte do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis, estarão no Masters Seniores FPT outras sete tenistas: Ana Filipa Santos, Inês Oliveira, Elizabet Hamaliy, Alexandra Roque Silva, Rita Silva, Maria Santos e Beatriz Paciletti Costa.

No quadro masculino, o mais cotado dos jogadores a ir a jogo será Nuno Borges (399.º ATP), que para além do circuito internacional (onde amealhou três títulos em seis finais disputadas nos 10 torneios em que participou) também se destacou em solo português, ao vencer dois torneios do Circuito Sénior FPT e o Campeonato Nacional Absoluto.

No total, o jogador da Escola de Ténis da Maia contabilizou 1.115 pontos na “Corrida aos Masters 2020”. Atrás dele na lista de participantes surgem Luís Faria, Tiago Cação, Pedro Araújo, João Monteiro, Francisco Faria, Illia Stoliar, José Ricardo Nunes, Daniel Batista, Tiago Torres, Henrique Petiz e João Gonçalves.

Ao contrário da generalidade dos torneios de ténis, o Masters Seniores FPT arranca com uma primeira fase em formato round robin: no quadro feminino, as jogadoras são distribuídas em dois grupos de quatro, com as vencedoras a defrontarem-se na final. As restantes disputam os encontros de atribuição dos lugares três a oito, com as segundas melhores classificadas a lutarem pela terceira posição, as terceiras a discutirem o quinto lugar e as quartas a duelarem pelo sétimo; o torneio masculino reúne mais jogadores e, por isso, mais grupos: são quatro, cada um com três jogadores, com os vencedores a seguirem para as meias-finais, enquanto os segundos classificados discutem o apuramento para os lugares cinco a oito e os terceiros classificados para os lugares nove a doze, em sistema de eliminação direta.