Nuno Borges brilha rumo à primeira quarta de final da carreira em Los Cabos

Nuno Borges brilha rumo à primeira quarta de final da carreira em Los Cabos

Por José Morgado - fevereiro 22, 2024

Nuno Borges, número um português e 47.º colocado do ranking mundial, viveu esta quarta-feira um dos momentos mais especiais da sua carreira, ao qualificar-se para os quartos-de-final de um torneio do circuito ATP pela primeira vez na sua carreira, em Los Cabos, no México, poucos dias depois de celebrar o seu 27.º aniversário.

Num duelo de segunda ronda em que foi sempre superior, o maiato, que tem feito um início de época de grande nível — brilhou rumo aos oitavos-de-final do Australian Open e bateu-se bem diante de dois top 10 nestes primeiros meses (Daniil Medvedev e Taylor Fritz), derrotou o australiano Max Purcell, número 51 do Mundo, por 6-3 e 6-3, num duelo de 1h20 no qual nunca viu o seu serviço quebrado…

Nos quartos-de-final de quinta-feira, Borges espera agora pelo vencedor do encontro entre o norueguês Casper Ruud, número 12 ATP, e o norte-americano Marcos Giron, 44.º da hierarquia mundial.

O México continua a ser um país especial para Borges. Foi aqui que conquistou o seu primeiro Challenger 125 — em Monterrey, no ano passado –, título que até à altura era o mais importante da sua carreira (foi depois superado pelo 175 de Phoenix), e foi igualmente neste país que somou a primeira vitória da sua vida em provas ATP 500, durante o torneio de Acapulco em 2023.

Na quinta-feira, Borges regressará para jogar os quartos-de-final não apenas em singulares, mas também em pares, ao lado do sueco Andre Goransson e diante dos australianos Max Purcell (novamente) e Jordan Thompson.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt