Novak Djokovic comenta primeira exibição: "espero conseguir melhorar à medida que o torneio avança"
Novak Djokovic deu nesta terça-feira o primeiro passo daquele que poderá ser “o ano” da conquista do torneio de Roland Garros. O número um do mundo derrotou de forma categórica Yen-Hsun Lu, por 6-4, 6-1 e 6-1 ao fim de 90 minutos, avançando para a segunda ronda do Grand Slam parisiense.
“O segundo e o terceiro set foram muito bons”, comentou Djokovic, “acho que encontrei o meu ritmo depois de ter alguns altos e baixos no primeiro set. Mas retiro os pontos positivos daí e espero conseguir melhorar à medida que o torneio avança”. O belga Steve Darcis é o próximo adversário.
Já Andy Murray deu a volta a um encontro que se esperava ser mais acessível para o britânico. Depois das duas primeiras partidas terem caído para o lado de Radek Stepanek, altamente criticado pelo número dois do mundo, a reviravolta chegou ao fim de 3h46 e com os parciais de 3-6, 3-6, 6-0, 6-3 e 7-5. As estatísticas apontaram mais de cem erros entre os dois jogadores (74 para Stepanek, 35 para Murray) e 96 winners.
Depois de uma vitória muito suada, Murray comentou o duelo: “ele estava a servir muito bem e a falhar poucos volleys com exceção do volley no match point. Eu não estava a ser capaz de ditar os pontos e não estava com grande ritmo, por isso dou-lhe crédito pela forma como ele jogou”.
O próximo oponente de Murray é o wildcard Mathias Bourgue, um dos muitos franceses que conseguiram o acesso à segunda ronda. Na jornada desta terça-feira, Lucas Pouille (que surpreendeu Julien Benneteau), Quentin Halys, Nicolas Mahut, Paul-Henri Mathieu e Jo-Wilfried Tsonga, que esteve em bom plano frente a Jan-Lennard Struff, fizeram as delícias do público da casa.
Por fim, destaque para as vitórias de Rafael Nadal e de Sam Groth. O nove vezes campeão da prova conseguiu um dos triunfos mais céleres do dia (6-1, 6-1 e 6-1 frente a Sam Groth em 83 minutos), ao passo que Vasek Pospisil passou por cima de Vasek Pospsil por 6-3, 6-2 e 6-1. Ernests Gulbis, John Isner, Dominic Thiem e Borna Coric também seguiram em frente.