Nagal não tinha dinheiro para viajar pelo circuito e agora fez história ao vencer no Australian Open

Nagal não tinha dinheiro para viajar pelo circuito e agora fez história ao vencer no Australian Open

Por José Morgado - janeiro 16, 2024
nagal

Sumit Nagal, de 26 anos, viveu nesta terça-feira na quadra 6 de Melbourne Park um dos momentos mais especiais da sua vida ao avançar para a segunda rodada do Australian Open. É a sua segunda vitória da carreira em chaves principais de torneios de Grand Slam, três anos e meio depois da anterior, no US Open 2020. O indiano, principal figura do tênis no país em simples, derrotou na primeira rodada o cazaque Alexander Bublik, 31º cabeça de chave, por 6-4, 6-2 e 7-6(5), se tornando no primeiro indiano desde 1989 a derrotar um cabeça de chave de um Major em simples do circuito masculino.

Esta vitória se torna ainda mais saborosa para Nagal, uma vez que o tenista indiano admitiu publicamente sentir muitas dificuldades para prosseguir com a sua carreira por questões financeiras. Sem qualquer apoio do seu (gigante) país, o indiano admitiu no final de 2023 estar prestes a desistir. “Quando olho para a minha conta bancária, tenho lá tanto agora como no início do ano: 900 euros. O preço anual de viagens e alojamentos em torneios para mim está entre 100 e 120 mil euros. Este ano ganhei 84 mil”, dizia Nagal em setembro.

Com esta vitória, Nagal já garantiu mais de 100 mil euros, ou seja, ganhou mais em um dia do que em toda a temporada passada!

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 13 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: josemorgado@bolamarela.pt