Nadal perde set mas continua sem saber o que é perder em Grand Slams este ano

Nadal perde set mas continua sem saber o que é perder em Grand Slams este ano

Por José Morgado - agosto 31, 2022
nadal-usopen

Rafael Nadal, campeão de 22 títulos de Grand Slam e para muitos o principal favorito a chegar ao 23.º neste US Open, entrou esta terça-feira ao final da noite com uma vitória na edição deste ano do último Grand Slam da temporada e qualificou-se para a segunda ronda. O espanhol continua sem saber o que é perder em Majors esta época: são agora 20 vitórias e 0 derrotas, já que foi eliminado nas meias-finais de Wimbledon sem entrar em court nas meias-finais diante de Nick Kyrgios.

Num encontro de primeira ronda porventura bastante mais complicado do que se esperava, Nadal ainda perdeu um set antes de derrotar o wild card australiano Rinky Hijikata, 198.º ATP e que passou pelo circuito universitário norte-americano, por 4-6, 6-2, 6-3 e 6-3, num duelo que superou as três horas de duração. Rafa nunca perdeu na primeira ronda do US Open, em 16 participações.

Na segunda ronda, Nadal vai agora reencontrar um velho conhecido que costuma dar-lhe problemas: Fabio Fognini, que apesar de estar caído para o 60.º posto do ranking ATP já derrotou o maiorquino por quatro vezes em 17 encontros. A mais emblemática de todas foi precisamente no US Open, em 2015, quando Fognini se tornou no primeiro tenista da história a vencer Nadal num Grand Slam após perder os dois primeiros sets.

Apaixonei-me pelo ténis na épica final de Roland Garros 2001 entre Jennifer Capriati e a Kim Clijsters e nunca mais larguei uma modalidade que sempre me pareceu muito especial. O amor pelo jornalismo e pelo ténis foram crescendo lado a lado. Entrei para o Bola Amarela em 2008, ainda antes de ir para a faculdade, e o site nunca mais saiu da minha vida. Trabalhei no Record e desde 2018 pode também ouvir-me a comentar tudo sobre a bolinha amarela na Sport TV. Já tive a honra de fazer a cobertura 'in loco' de três dos quatro Grand Slams (só me falta a Austrália!), do ATP Masters 1000 de Madrid, das Davis Cup Finals, muitas eliminatórias portuguesas na competição e, claro, de 16 (!) edições do Estoril Open. Estou a ficar velho... Email: jose_guerra_morgado@hotmail.com